terça-feira, 18 de outubro de 2011

A Clinica da Família Prof. Santinha promoveu o Dia "D" contra a Sífilis

A Clínica da Família Maria de Azevedo Rodrigues Pereira promoveu ações de esclarecimentos para a população de Anchieta no dia 15 de outubro de 2011 o "D" contra a Sífilis.
Doença infecciosa, a sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum e pode ser transmitida por meio de relações sexuais sem preservativos, transfusão de sangue contaminado e de mãe para filho (durante a gestação e o parto). Dados alarmantes do Ministério da Saúde apontam que a sífilis é quatro vezes mais freqüente nas gestantes do que o HIV. Estima-se que, a cada ano, 48 mil gestantes estejam infectadas pela doença no Brasil. O Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado no dia 21 de outubro, tem como objetivo mostrar que doença tem cura, mas que é preciso investir na prevenção com sexo seguro.

O agente causador da sífilis foi descoberto há 101 anos, pelos pesquisadores alemães Fritz Richard Schaudinn e Paul Erich Hoffmann. Contudo, a sífilis congênita ainda representa um grande desafio à saúde pública no Brasil, em virtude da sua elevada prevalência e de graves seqüelas perinatais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que a doença é eliminada quando existe a ocorrência de menos de um caso para cada 1.000 nascidos vivos. No Brasil, a taxa atualmente é de 1,6. Se o tratamento for feito tanto na gestante como em seu parceiro de forma adequada, interrompendo-se assim o ciclo da doença entre os parceiros e evitando a transmissão para o bebê.

O exame é um direito da mulher durante o pré-natal e no parto, assegurado pelas portarias 569/00 e 766/04, porém a maioria das mulheres desconhece esse direito. Em janeiro deste ano, a Portaria 156/06 normatizou a utilização da penicilina – utilizada no tratamento da doença – na Atenção Básica (Sistema Único de Saúde - SUS). A programação completa das ações realizadas no País está disponível no site www.dstbrasil.org.br. Os eventos são organizados pela Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis (SBDST), com o apoio do Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde.










0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Professora Santinha, s/nº- Parque Anchieta

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3019-6181

Tecnologia do Blogger.