CF Maria de Azevedo Rodrigues Pereira

Praça Professora Santinha, s/nº- Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21620-510 | ☎ Telefone: (21) 3019-6181
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h
Gerente: Mariângela Valente| CNES 6761704 - ESF: 06 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A Clinica da Família Prof. Santinha promoveu o Dia "D" contra a Sífilis

A Clinica da Família Prof. Santinha promoveu o Dia "D" contra a Sífilis

A Clínica da Família Maria de Azevedo Rodrigues Pereira promoveu ações de esclarecimentos para a população de Anchieta no dia 15 de outubro de 2011 o "D" contra a Sífilis.
Doença infecciosa, a sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum e pode ser transmitida por meio de relações sexuais sem preservativos, transfusão de sangue contaminado e de mãe para filho (durante a gestação e o parto). Dados alarmantes do Ministério da Saúde apontam que a sífilis é quatro vezes mais freqüente nas gestantes do que o HIV. Estima-se que, a cada ano, 48 mil gestantes estejam infectadas pela doença no Brasil. O Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado no dia 21 de outubro, tem como objetivo mostrar que doença tem cura, mas que é preciso investir na prevenção com sexo seguro.

O agente causador da sífilis foi descoberto há 101 anos, pelos pesquisadores alemães Fritz Richard Schaudinn e Paul Erich Hoffmann. Contudo, a sífilis congênita ainda representa um grande desafio à saúde pública no Brasil, em virtude da sua elevada prevalência e de graves seqüelas perinatais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que a doença é eliminada quando existe a ocorrência de menos de um caso para cada 1.000 nascidos vivos. No Brasil, a taxa atualmente é de 1,6. Se o tratamento for feito tanto na gestante como em seu parceiro de forma adequada, interrompendo-se assim o ciclo da doença entre os parceiros e evitando a transmissão para o bebê.

O exame é um direito da mulher durante o pré-natal e no parto, assegurado pelas portarias 569/00 e 766/04, porém a maioria das mulheres desconhece esse direito. Em janeiro deste ano, a Portaria 156/06 normatizou a utilização da penicilina – utilizada no tratamento da doença – na Atenção Básica (Sistema Único de Saúde - SUS). A programação completa das ações realizadas no País está disponível no site www.dstbrasil.org.br. Os eventos são organizados pela Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis (SBDST), com o apoio do Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde.










A Saúde comemora o Dia das Crianças

A Saúde comemora o Dia das Crianças

A Clínica da Família Maria de Azevedo Rodrigues Pereira, realizou no dia 11 de outubro de 2011, uma linda homenagem ao Dia das Crianças, com muitas brincadeiras, distribuição de brinquedos, pula-pula, teatro e um lindo bolo.













segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dia do Idoso

Dia do Idoso

Não poderíamos deixar de prestar nossa homenagem a todos os idosos no Dia do Idoso, que foi comemorado na Clínica da Família Professora Santinha no dia 30 de setembro de 2011 com atividades físicas e um café da manhã oferecido com muito amor.


  

A Clínica Prof. Santinha realiza o Dia da Mancha para alertar a população sobre Hanseníase

A Clínica Prof. Santinha realiza o Dia da Mancha para alertar a população sobre Hanseníase

O Ministério da Saúde iniciou esta semana a Campanha de Combate à Hanseníase em rádio, televisão e internet com o objetivo de estimular a população a procurar as unidades de saúde para fazer o diagnóstico e tratamento da doença.  Quanto mais cedo identificar a doença, menores são as chances de sequelas. A campanha será veiculada no período de 25 e 31 janeiro tomando por referência o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, lembrado no próximo dia 30 (sempre no último domingo de janeiro). Também foram distribuídos 400 mil cartazes e 2 milhões de folders para as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

O Programa Nacional de Controle da Hanseníase tem avanços importantes para a redução de casos e controle da doença.  Um levantamento do Ministério da Saúde revela que houve uma queda de 27,5% no surgimento de novos casos entre 2003 e 2009, quando foram notificados 51.941 casos contra 37.610, respectivamente. A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande poder incapacitante, atingindo principalmente as pessoas em faixa etária economicamente ativa que gera transtornos profissionais e sociais para o indivíduo atingido.

O bacilo de Hansen, bactéria causadora da Hanseníase, atinge pele e nervos de braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo, de dois a cinco anos. Ao primeiro sinal é preciso procurar logo uma unidade de saúde para confirmar ou não diagnóstico. Fique atento a manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração da sensibilidade (ao calor, dor ou tato). Áreas secas com falta de suor, com queda de pelos (especialmente nas sobrancelhas), sensação de formigamento ou choque, fisgadas e agulhadas ao longo de nervos de braços e pernas, inchaço das mãos e dos pés são outros sintomas que precisam ser observados. Todos os casos de hanseníase têm cura.

O tratamento dura de seis a 12 meses, se seguido corretamente. Os comprimidos devem ser tomados todos os dias em casa e uma vez por mês o paciente toma uma dose supervisionada no serviço de saúde. Os pacientes também são orientados a fazer exercícios para prevenir as incapacidades e deformidades físicas. As pessoas que convivem com pacientes com hanseníase ou que residiram com doentes, devem ser examinadas e orientadas a receber a vacina BCG. Embora não seja uma vacina específica contra o bacilo de Hansen, o efeito protetor da vacina varia de 20% a 80%.








 

Recadastramento do Programa Bolsa Família 2011

Recadastramento do Programa Bolsa Família 2011

A Clínica da Família Maria de Azevedo Rodrigues Pereira iniciou no dia 04/10/11 o recadastramento das famílias no Programa Bolsa Família, esse é um dos benefícios que visam ajudar famílias de baixa renda.





Infográfico

9 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
21354 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Professora Santinha, s/nº- Parque Anchieta

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3019-6181

Tecnologia do Blogger.