CF Maria de Azevedo Rodrigues Pereira

Praça Professora Santinha, s/nº- Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21620-510 | ☎ Telefone: (21) 3019-6181
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h
Gerente: Mariângela Valente| CNES 6761704 - ESF: 06 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sábado, 27 de abril de 2013

DIA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE - SÁBADO

DIA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE - SÁBADO

Todas as unidades de Saúde e as Clínicas de Família estarão esperando vocês!!!!!!
A Clínica da Família Maria de Azevedo também estará de portas abertas.





quinta-feira, 25 de abril de 2013

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE FOI PRORROGADA ATÉ 10 DE MAIO

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE FOI PRORROGADA ATÉ 10 DE MAIO

Devem se vacinar: gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, mulheres no período pós-parto e portadores de doenças crônicas. Se você faz parte desses grupos, procure um posto de vacinação e compartilhe esse recado com seus amigos e parentes. Atenção: portadores de doenças crônicas necessitam apresentar a prescrição no dia da vacinação, 
A campanha segue até o dia 10 de maio!


sexta-feira, 12 de abril de 2013

CEGONHA CARIOCA

CEGONHA CARIOCA


Agora a gestante sabe com antecedência onde terá seu bebê e, na hora do parto, ela pode chamar uma ambulância Cegonha Carioca para levá-la à maternidade.
Quando chegar a hora do parto, o transporte da grávida até a maternidade estará garantido e será feito com toda a segurança. Basta ligar para o número 2599-4744 (disponível 24 horas) que a Ambulância Cegonha Carioca irá buscá-la em casa. 
Na maternidade, a gestante será recebida por uma equipe treinada e acolhedora, que irá acompanhá-la durante toda a sua permanência na unidade. Ela também tem o direito de escolher um(a) acompanhante para ficar a seu lado durante esse momento tão especial. 

  




GRUPO DE GESTANTE

GRUPO DE GESTANTE


GRUPO DE GESTANTES

Grupo destinado a conhecer e refletir sobre as questões relacionadas à Gestação, parto e pós parto.
Serão realizados encontros semanais nos quais serão discutidos diversos temas, tais como:

ü  As mudanças físicas e psicológicas da gestação e parto;
ü  Como ter uma gestação saudável;
ü  Sessão de relaxamento para a gestante;
ü  Amamentação e cuidados com o bebê após o parto, entre outros.

O grupo será coordenado pela enfermeira Luana SEMPRE AS QUARTAS FEIRAS AS 10:00H  NA CLINICA DA FAMÍLIA PROFESSORA SANTINHA
















quarta-feira, 10 de abril de 2013

AÇÃO DE PREVENÇÃO E COMBATE A DENGUE Equipe fróes de abreu, AVS e E.M. Guilherme Tell

AÇÃO DE PREVENÇÃO E COMBATE A DENGUE Equipe fróes de abreu, AVS e E.M. Guilherme Tell

A Clínica da Família Prof. Santinha, Agentes de endemias e Escola Municipal Guilherme Tell, juntos na prevenção e combate a dengue.




 


segunda-feira, 8 de abril de 2013

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CANCER

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CANCER

A doença Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo. As causas externas referem-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de uma sociedade. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Tratamento Existem várias modalidades de tratamentos. A principal é a cirurgia, que pode ser empregada em conjunto com radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas pelo SUS. Lei 12.732 A Lei 12.732 fixa prazo de até 60 dias para o tratamento de câncer maligno pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O prazo vale a partir do diagnóstico da doença. De acordo com a publicação, o prazo de 60 dias será considerado cumprido quando o tratamento for efetivamente iniciado, seja por meio de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Em casos mais graves, o prazo poderá ser inferior ao estabelecido. Prevenção A prevenção do câncer nem sempre é possível, mas há fatores de risco que estão na origem de diferentes tipos de tumor. O principal é o tabagismo. O consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade também devem ser evitados para prevenir os tumores malignos. Instituto Nacional de Câncer (Inca) Desde 1938, o Inca presta assistência médico-hospitalar gratuita a pacientes diagnosticados com câncer. Vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), possui cinco unidades hospitalares na cidade do Rio de Janeiro. Para ser atendido, o médico deve encaminhar o paciente já com diagnóstico confirmado de câncer ou com grande suspeita da doença (exame de radiografia, tomografia ou ressonância magnética).


domingo, 7 de abril de 2013

DIA MUNDIAL DA SAÚDE COMEMORADO NO PARQUE MADUREIRA

DIA MUNDIAL DA SAÚDE COMEMORADO NO PARQUE MADUREIRA

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu um grande evento para marcar o Dia Mundial da Saúde, comemorado no domingo, dia 7 de abril. As atividades aconteceram das 9h às 13h, no Parque Madureira, na Rua Soares Caldeira, 115. No parque, aconteceram atividades para toda a família, como caminhada, passeio ciclístico, alongamento, ginástica livre, dança, ginástica olímpica, capoeira, jongo e samba de roda, circuito psicomotor, ciranda, jogos infantis, artes marciais e ginástica oriental. Contamos com profissionais realizando reflexologia, auriculoterapia, shantala e shiatsu. Em tendas montadas em quase toda a área do parque, os visitantes participaram de oficinas de temperos naturais, prato saudável e plantas medicinais, além de receber dicas para uma alimentação mais saudável. Profissionais de saúde estavam lá para tirar dúvidas e dar orientações de promoção da saúde, como a importância da prática regular de atividade física e os malefícios do fumo com grupos de apoio ao tabagismo; equipe de saúde bucal com escovário; prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e da dengue.
 — em Parque Madureira
A Clínica da Família Prof. Santinha também estava presente neste lindo evento. 









quinta-feira, 4 de abril de 2013

DIA MUNDIAL DA SAÚDE E DIA NACIONAL DA PROMOÇÃO DA SAÚDE

DIA MUNDIAL DA SAÚDE E DIA NACIONAL DA PROMOÇÃO DA SAÚDE



A Superintendência de Promoção da Saúde da Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em parceria com o Ministério da Saúde convida para o evento do Dia Mundial da Saúde e Dia Nacional da Promoção da Saúde no dia 07 de abril de 2013, das 8:30 às 13 h.

Esta será mais uma das ações do MOVIMENTO CARIOCA POR UMA CIDADE MAIS SAUDÁVEL para uma mobilização cotidiana pela criação e conservação de espaços públicos e privados que favoreçam a redução das vulnerabilidades associadas aos diversos fatores que comprometem a saúde e o bem viver.

A importância desta atividade deve-se à necessidade de uma reflexão sobre Saúde, Qualidade de Vida e Cidadania com vistas a criar as oportunidades para mobilizar e incentivar ações intersetoriais e de promoção da saúde.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

DIA "D" - CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA

DIA "D" - CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA

A Clínica da Família Prof. Santinha estará de portas abertas no sábado dia 20/04/13 das 08h as 17h para realizar o dia "D" - Campanha de Vacinação contra a Influenza.

Na campanha, serão vacinados os integrantes do grupo prioritário, formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos, que este ano terão o acesso ampliado a todos os postos de saúde e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs).







TREINAMENTO VITACARE

TREINAMENTO VITACARE




Durante o período de 18/03 até 06/05/13, nas segundas e quartas, estará sendo realizado treinamento de profissionais da saúde no sistema de prontuário eletrônico  Vitacare no CMS Manoel José Ferreira - Catete. Vale lembrar que os instrutores passam para os profissionais conhecimentos teóricos e práticos, além de exercícios para ajudar no aprendizado.




Infográfico

9 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
21354 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Professora Santinha, s/nº- Parque Anchieta

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3019-6181

Tecnologia do Blogger.